segunda-feira, 7 de março de 2011

PODE DEUS PELO SEU AMOR JOGAR O HOMEM, SUA CRIATURA NO LAGO DE FOGO?

Quero responder esta pergunta contando lhes uma parábola

homem tinha um filho e com a ajuda deste filho construiu uma grande fazenda, muito grande que se tornou um grande império rural, para ajudar na administração da grande fazenda contratou um administrador e este começou a desenvolver seu trabalho, seu trabalho começou muito bem e ele era muito eficiente na sua tarefa, ao ponto de o fazendeiro reconhecer sua eficiência diante de todos os demais empregados da fazenda.

O gerente da fazenda ouvindo os elogios deixou-se levar pelo seu orgulho e achou que era mais trabalhador e eficiente que o fazendeiro e o filho que construiu, juntou um grupo pequeno de peões e tentou tomar a fazenda do seu patrão.

Claro seu patrão não aceitou, conteve a rebelião e expulsou o gerente de suas terras, esperando chegar o momento de puni-lo com o devido rigor. Enquanto isso o ex gerente, ficou de fora da fazenda, mas nas proximidades.

Depois destes acontecimentos o fazendeiro teve mais dois filhos, e estes foram criados no seio do pai com todo o carinho e amor.

Por mais que o pai falasse do passado do ex gerente da fazenda eles não ado ex gerente da fazenda eles nao ram e um dia o ex gerente encontrou-se com os dois filhos e influenciaram e incitaram os filhcreditava, o pai falava pra eles não se envolveram com o ex gerente, mas os filhos já engodados não davam ouvidos, nem obedeceu. Por fim o pai decretou que se eles não se arrependessem iriam sofrer as conseqüências que estava preparando contra o ex gerente e os peões que o seguia. Mesmo assim os filhos não obedeceram ao seu pai e continuaram a dar ouvidos ao inimigo de seu pai.

Por amar muito os dois filhos, o fazendeiro mandou seu filho primogênito ir ate o arraial do inimigo para trazer seus filhos, o ex gerente vendo o filho mais velho do fazendeiro, tomou o filho primogênito e o surrou e o matou, mas antes de morrer o irmão mais velho disse ao seu irmão, - voltem pra casa do pai e ele este pronto a perdoá-los.

Um dos filhos resolveu atender o chamado e voltando a casa do pai pediu perdão, e o pai o perdoou. Mas um dos filhos não quis voltar pro pai.

Com um tempo chegou o dia do juízo, e o fazendeiro reuniu todas as provas necessária dos crimes que o bando fazia e denunciou as autoridades, que prenderam, julgaram e condenaram todo o bando, inclusive o filho que com eles estavam.

E aproximadamente assim aconteceu, Deus com seu Filho Jesus criou os céus e a terra, criou os anjos entre eles o querubim que nos conhecemos como lúcifer, este rejeitou os planos do criador para ele e tentou ser maior que o criador. Deus não aceitou e o lançou fora da sua presença. Depois disso criou o homem e o pôr no jardim, e deixou uma única ordem! – não coma da fruta da arvore do meio do jardim. Mas agora Satanás influenciou o homem e o homem desobedeceu à ordem divina, alem de desobedecer, se envolveu com a corrupção do mundo por influencia de satanás.

Mas Deus por amor ao homem planejou vários planos de resgate, entre eles o dilúvio, Israel com seus profetas, e sua religião. Mas nada disso deu certo, o homem não aceitou os planos de resgate divino. Por fim ele mandou Jesus, seu filho unigênito para trazer o homem de volta. Jesus veio e foi morto por causa do homem, mas depois ressuscitou dentre os mortos. E agora todos os que confessam Jesus como o Senhor de suas vidas tem nova comunhão com o Pai, mas têm muitos que não aceita o sacrifício de Jesus, nem os planos de Deus, e continua desobedecendo ao Pai.

Baseado nisso eu não posso aceitar que o homem será lançado no lago de fogo porque Deus não o ama. Então teríamos que jogar toda a historia e os planos de Deus no ralo. É uma questão de escolha, livre arbítrio.

1 – O lago de fogo não foi feito ou criado para o homem, e sim para o diabo e seus anjos, ou seguidores.

2 – O homem escolheu atender a satanás e desobedecer a Deus, e isso não foi só Adão não, ate hoje é assim.

3 – O homem tem livre arbítrio de escolha, e muitos estão escolhendo ao mundo e ao diabo.

4 – No filme o advogado do diabo o personagem que faz o papel do diabo diz que o homem é marionete do Criador. Isso é mentira de satanás, pois o livre arbítrio tira esta possibilidade. É como se Deus dissesse se pular do prédio no quadragésimo andar vai morrer o homem pula se quiser, sabendo que se pular vai morrer.

5 – Todos foram avisados do juízo de Deus por alguma forma, pois Deus não terá ninguém por inocente. Sem não tem ninguém inocente é porque foram avisados!

6 – Tudo é questão de escolha, escolher o bem e o mal, benção ou maldição. Bem e benção eternidade com Deus. Mal e maldição lago de fogo, é escolha do homem.

7 – As opções é dada por Deus, a escolha é feita pelo homem.

8 – O amor de Deus foi exposto no sacrifício do Filho, e não no ato de lançar ou não o homem no lago de fogo.

O Evangelista e Pastor em exercício e também meu professor de faculdade Nilonei Ramos comentou antes da minha resposta a pergunto, e guerra mundial, muito se questionou sobre a extinção do inferno por causa de monstros em forma homem. Vejamos um dos principais: Adolfo Hitler, tirano cristão que antes de ser presidente teve uma oportunidade dada por Deus, diz a historia que durante a primeira guerra mundial, Hitler era um cabo do exercito alemão, e ferido de morte em uma trincheira, pediu para seu companheiro lhe matar, pois esta sofrendo muita dor, o companheiro tira sua arma, aponta para a cabeça de Hitler e depois guarda de novo sua arma pega Hitler e leva a um hospital cuida dele, o resto todos conhecemos. Pergunto! Será que Deus não deu uma oportunidade para que Hitler tivesse um coração grato ao próximo com este episodio e quando chegasse ao poder se comportasse como um verdadeiro cristão? A resposta é clara Hitler fez uma escolha e Deus respeitou esta escolha, mas ele pagou e pagara por toda uma eternidade por sua escolha.

Devemos ter cuidado de pensar-mos que Deus não nos ama ao ponto de lançar o homem no lago de fogo, pois isto gera uma idéia de justificar-se diante do Criador nossas atitudes de desobediência. Como disse Professor Nilonei é mais uma questão de crise existencial e espiritual – esta ultima por minha conta – do que querer entender os planos de Deus para a Salvação do homem.

3 comentários:

  1. Caro amigo, primeiramente quero louvar a Deus pela sua vida, por teu compromisso com Deus e com sua Palavra. Que te vá bem em todas as coisas...

    Quero aproveitar esse espaço para algumas observações que julgo serem necessárias antes da exploração do tema proposto pelo seu amigo:

    - Primeiro, convém salientar a historicidade da pergunta, pois antes mesmo de ser a dúvida de seu amigo, foi tema de grandes debates durante a segunda guerra mundial, sendo que, nesse tempo, buscava-se a completa extinção do inferno, principalmente para homens tão cruéis como Stálin, Hitler, Mao, Pol Pot e outros monstros nos anais da história da humanidade. Esses deveriam ser punidos por uma autoridade superior, que majestosamente, era a pessoa augusta de Deus.

    - Segundo, quando pergunto: "Pode Deus pelo seu amor jogar o homem, sua criatura no lago de fogo?" não estou apenas fazendo uma pergunta filosófica para responder a um anseio existencialista, mas estou pondo em cheque a justiça de Deus e duvidando de seu amor. É preciso esclarecer que não é o amor de Deus que lança o homem no lago de fogo e, sim, o pecado, pois segundo as suas obras, pode ser absolvido ou condenado. As obras de cada um e não o amor de Deus determina o destino do homem. Deus não pode ser culpado pelo erro do homem.

    - Terceiro, Deus tem dado mais provas que ama o pecador ao ponto de esperar sua boa vontade em atender ao seu chamado do que o homem em obedecer os seus caminhos. Deus não lança pessoas no lago de fogo e sim, suas obras quando julgadas, determinam como será a eternidade de cada um: com ou sem Deus.

    Que Deus continue te enriquecendo de graça e verdade.

    Seu amigo, Nilonei Ramos.

    ResponderExcluir
  2. que o senhor nosso Deus lhe cubra de benção hoje sempre amem

    ResponderExcluir
  3. Quanta ignorância ainda rola pelo mundo!!!! Primeiro, o autor não deve dar uma de Lula e escrever com tantos erros.
    Um número incomensurável de orações ignoradas, uma quantidade inimaginável de lágrimas derramadas por milhões de escravos por mais de 300 anos, me fizeram ver, perceber, enxergar a maior, mais tola, mais presunçosa e mais inútil invenção do ser humano.O homem inventou deus e não o contrário. Um pai não deixa outro maltratar o irmão nem por 10 segundos. Trezentos anos então? Inconcebível.

    ResponderExcluir