quarta-feira, 16 de março de 2011

ESCATOLOGIA BIBLICA

INTRODUÇÃO

Escatologia é a doutrina que estuda os acontecimentos dos últimos dias. Escatologia é na verdade a maior revelação profética de Deus para o homem, que através dos seus profetas nos deixou registrado tudo o que ainda viria a acontecer nos final dos tempos. A preparação do mundo para a chegada do anticristo, o Arrebatamento da igreja, a Grande Tribulação, a batalha do Armagedom, o Milênio, o grande e terrível Trono Branco, e o Estado Perfeito. Dentro destes acontecimentos temos os julgamentos da igreja, dos ímpios, das nações dos anjos.

Deus sempre se preocupou em revelar seus propósitos futuros, foi assim com Adão e Eva, observe que a escatologia no tempo patriarcal era iniciada com o nascimento do Messias, ele já nasceu, viveu, morreu, e já esta na eternidade em gloria. Agora o estudo escatológico dar-se inicio com os sinais do seu retorno. Quando Deus revelou as estações dos reinos terrenos a Daniel, Ele acrescentou o que antes já era conhecido sobre os tempos, e mostra agora um quadro completo das eras, e seus propósitos, para o cumprimento total de todas as coisas na sua criação.

Escatologia é um assunto muito complexo, por isso se faz necessário aplicar outra ciência conhecida pelos estudiosos da Bíblia. A hermenêutica, “ciência de interpretação da Bíblia” tem que ser cuidadosamente entendida, para nos levar o mais perto possível da realidade dos acontecimentos futuros, fugindo do grande perigo da empolgação do estudante em desvendar coisas que Deus não revelou. Muita heresia surgiu aparti deste ponto, estudante que acha que fez a grande descoberta, quando na realidade, foi setado por satanás para confundir a cabeça de muitos. Ouvi uma vez meu professor dizer a seguinte frase “não precisamos saber de tudo o que a Bíblia diz, mas devemos sim saber de tudo o que ela NÃO DIZ”

Bom estudo. E que o Espírito Santo de Deus ilumine seu entendimento para conhecer os mistérios de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário