domingo, 27 de fevereiro de 2011

DEUS X TRADUTORES BIBLICOS II

Os antigos que começaram a registrar os acontecimentos históricos da humanidade fizeram por ordem divina, ou por desejo pessoal, o que nos dois casos houve uma intervenção divina, e isso nos acreditamos que seja a tal inspiração! É o mesmo que acontece com os pregadores que oram estudam preparam o sermão e na hora da mensagem o Espírito Santo nos permiti falar coisas que antes não havíamos planejado. Pois bem isso explica o fato de a Bíblia ter começado a ser escrita ainda nos tempo de Abraão e ter sua conclusão no período do Apostolo João, sendo que o conteúdo se completa e não se opõe, por um período de 1500 anos aproximadamente e o escritor de gêneses, êxodo já sabia como iria termina o livro, isso só pode ter sido Deus. Ele com certeza preocupou se em deixar registrado o seu amor, e plano para regate do homem.

Você já pensou pra pensar se não existisse a Bíblia, tudo gira em torno das revelações nela contidas! Se Deus existe, temos esperança! Se Deus não existe temos o ateu! Se creio em milagre, tenho fé! Se não creio em milagre, sou cético! Se eu leio e obedeço seus mandamentos, tenho esperança na vida eterna! Se não leio, não sei nem pra onde ir. O mundo gira em torno das Sagradas Escrituras e suas Revelações. Sabemos que Moises foi o primeiro escritor, mas pode ter sido outro que escreveu os primeiros capítulos de Gêneses. Moises escreveu os cinco primeiro livro (Pentateuco), de Josué a Ester, estão os livros históricos com vários autores. De Jó a Cantares de Salomão os livros poéticos com vários autores, e os dezesseis Profetas sendo quatro maiores e doze menores com pelo menos mais difíceis autores. Estes são os livros do antigo testamento, livros que já estavam escritos quando Jesus veio ao mundo.

E onde estava Deus nesta historia? Será que ele inspirou os autores e depois abandonou os escritos? Creio pela base histórica que não. Vale também lembrar que estes escritos foram registrados na língua hebraica e a minoria no aramaico. Bom, Deus teve cuidado em sempre fazer o povo lembra seu concerto no monte Sinai, fica mais difícil acreditar que o Senhor não protegeu estes registros do que Ele ter abandonado ao Leo as Sagradas Escrituras.

Isso é tão verdade que, quando o império babilônico destruiu Jerusalém por causa do juízo de Deus contra Israel, seu imperador entrou no templo e o destruiu queimando o templo, levando seus utensílios e inclusive a Arca da aliança que estava no templo sai de cena, o seu paradeiro e desconhecido ate hoje. Dentro da Arca tinha a vara de Arão que floresceu o Mana do deserto e as Tabuas da Lei com os dez mandamentos. Alguns teólogos acreditam que nesta fase da historia os manuscritos originais se perdeu. Com certeza estes manuscritos deveriam esta em um cofre no templo que foi destruído. Mas só ali?

É bem fácil entender que os originais se perderam com esta destruição, mas algumas copias pode ter sido espalhada, ou coisa do gênero, mas Deus inspirar o escritor a escrever e depois permitir perder tudo o escrito não da de engolir esta histoira! E tem gente que pensa assim. Sem contar que alguns livros foram escritos depois do exílio, e estes autores fazem referencia da lei em seus livros. Quando os judeus voltam do exílio, o sacerdote Esdras Le o livro da Lei diante de todo o povo (Ne 8.1-3), estes registros tinha sido guardado por alguém.

Então Deus se preocupou sim em proteger sua palavra e sua lei.

Esta é a primeira geração das sagradas escrituras, mas tem mais, tem outras gerações. Você já parou pra pensar porque o antigo testamento foi traduzido para o grego por volta do século III a.c.

Continua em breve

Um comentário:

  1. "tal inspiração" antes que possa gerar polemica desnecessaria, quero esplicar o motivo desta frase:
    nao coloquei ela ai com sentdo perjorativo da inspração, e sim criticando aos teologos que a tratam com desdem.
    para mim a inspiração duvuna na Escritura Sagrada é inquestionavel, mas para muitos ou alguns, nao é aceito como provisão divina, e sim como um mero acaso, podendo assim a Escrituras sagradas sofrer inclusive influencia humana no seu conteudo doltrinario.
    isto é uma inverdade, e veremos mais a frente.

    ResponderExcluir